Treis Regras Bíblicas para o Sucesso

Medite nelas de dia e de noite… então os seus cam­in­hos pros­per­arão e você será bem-suce­di­do.” Josué 13 NVI-PT

Deus disse a Josué: “Este livro da lei não se desviará da tua boca; mas nelas med­i­tarás dia e noite, para que pos­sas obser­var a faz­er con­forme tudo o que nela está escrito: pois então farás pros­per­ar o teu cam­in­ho, e então serás bem-suce­di­do.” (v.8 KJV [NT]). Deus vê o suces­so como algo sim­ples de se realizar, e igual­mente sim­ples para Ele medir: Se quis­er­mos ter suces­so nas coisas que real­mente impor­tam, deve­mos seguir as instruções para a vida encon­tradas nas Escrit­uras. Então, aqui estão três regras bíbli­cas para o suces­so:

  1. éOl­he para cima. “Este livro da lei não se desviará da tua boca.” Ou como a empre­sa de cartão de crédi­to Amer­i­can Express gos­ta de diz­er: “Não saia de casa sem ele!”. O suces­so impli­ca tornar o estu­do da Palavra de Deus uma parte con­stante de sua vida. Isso pode sig­nificar uma mudança rad­i­cal para você. Noven­ta por cen­to (90%) dos amer­i­canos pos­suem uma Bíblia. Cinquen­ta por cen­to (50%) nun­ca o ler­am, incluin­do 23% de todos os seguidores de Cristo. E ape­nas 18% deles a lêem todos os dias. Imag­ine ir ao médi­co quan­do você está doente e obter uma recei­ta que pode te faz­er bem. Mas você só toma uma vez por sem­ana, ou quan­do tem von­tade ou nun­ca. Você cul­paria o médi­co por não ficar bem? Alguns de nós faze­mos isso com Deus: “Sen­hor, por que isso acon­te­ceu comi­go? Eu não enten­do isso.” Você diria que o remé­dio não fun­ciona? Não se você não acei­ta. “O meu povo foi destruí­do, porque lhe fal­tou o con­hec­i­men­to” (Oséias 4:6). Então, a palavra para você hoje é: Entre na Palavra de Deus e ela entre em você!

  2. Deixe‑a entrar. A palavra “med­i­tar” sig­nifi­ca “pon­der­ar, rumi­nar ou exam­i­nar aten­ta­mente”. Por­tan­to, não leia ape­nas as Escrit­uras, digere-as com­ple­ta­mente. Ore: “Abre os meus olhos, para que eu veja as mar­avil­has da tua lei.” (Salmos 119:18 NVI-PT). Você pode ler uma Escrit­u­ra dezenas de vezes e de repente ver algo que você nun­ca viu antes. A ideia é treinar sua mente para ver as coisas do pon­to de vista de Deus. Mark Twain disse que os dois mel­hores dias da vida de uma pes­soa são o dia em que nascem e o dia em que desco­brem por que nascem. E a úni­ca pes­soa que pode lhe diz­er é o seu Cri­ador.

  3. Viva‑a. “Cumpra fiel­mente tudo o que nele está escrito. Só então os seus cam­in­hos pros­per­arão e você será bem-suce­di­do.” (Josué 1:8 NIV-PT). Sim, estude a Bíblia, medite na Bíblia e até mem­o­rize a Bíblia. Mas se você quer encon­trar suces­so na vida, você deve obe­de­cer a Bíblia. Você deve traduzir a ver­dade em ação. Ninguém pode garan­tir seu suces­so exce­to Deus — e essa garan­tia é encon­tra­da em ler, med­i­tar e obe­de­cer a Sua Palavra. Val­or e val­or estão dire­ta­mente rela­ciona­dos ao propósi­to. Um car­ro que não corre não tem val­or. Uma cane­ta que não escreve é inútil. Da mes­ma for­ma, se você vai ser o que você pre­cisa ser, você pre­cisa encon­trar o seu propósi­to na vida e cumpri-lo. Na morte, sua fama e for­tu­na não impor­tarão. A coisa de val­or eter­no será a sua respos­ta a esta per­gun­ta: “Eu vivi min­ha vida na pre­sença de Deus e para o Seu propósi­to?” CS Lewis colo­cou des­ta for­ma: “Aque­le que tem Deus e tudo não tem mais do que a pes­soa. quem tem Deus soz­in­ho.”

Fonte The Word for You Today – Super­Chan­nel, Orlan­do, FL, EUA — 2019, pag.33,
Mer­ritt, Still Stand­ing, pages 75–78.