Estressado sobre Dinheiro?

“Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso” Salmo 56:3 NTLH 2000

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor” 2 Timóteo 1:7 ARC

A solução para a preocupação financeira não é necessariamente ter mais dinheiro. Na verdade, quanto mais dinheiro você tem, mais você tem a perder. E o pensamento de perdê-lo pode fazer com que você se preocupe mais, e não menos. É um ciclo vicioso. Tentar encontrar segurança no dinheiro é como amarrar um barco numa doca; quando uma grande tempestade chega, as cordas se arrebentarão e o barco será levado. Então, quando indagamos quando a próxima tempestade econômica vai chegar, qual é a resposta? Mais corda? Corda mais forte? Nós mais apertados? Não, isso só te dá nós no estômago! Vamos analisar algumas respostas bíblicas sobre a preocupação com dinheiro; ataque seu medo de frente. O Salmista disse: “Sempre que tenho medo, confiarei em Ti.” Agora, como Davi era rei, ele provavelmente não se preocupava muito com dinheiro, certo? Mas ele se preocupou com seus inimigos o perseguindo, espreitando, pegando-o desprevenido e o matando. Cada um de nós tem diferentes áreas de preocupação, e aquelas que nos controlam são chamadas de “núcleos de medos”. As vezes, você pode mantê-las à distância; outras vezes elas controlam e consomem você e o fazem você agir de maneira que você não se orgulha. O conselheiro financeiro cristão Ron Blue diz que durante anos ele ficou preso pelo medo de não ter dinheiro suficiente, ou perder o que tinha. As pessoas ao seu redor não sabiam, mas era o que o motivava. Hoje ele é um autor best-seller e conselheiro financeiro para multidões. Mas para chegar lá ele tinha que enfrentar seu medo central, e confiar mais em Deus do que ele o fazia em si mesmo. E você também.

Para superar a ansiedade financeira, você precisa:

(1) Entender a origem da sua ansiedade. A menos que seu nome seja Bill Gates, as chances são de que você vai experimentar algum grau de ansiedade financeira. Mas quando o medo se torna seu estado fixo de mente, algo está errado; é hora de desembrulhar o pacote. O medo pode ser hereditário, passado de geração a geração. E pode prendê-lo em um ciclo vicioso que é difícil de quebrar. Mas você pode quebrá-lo! Gideão destruiu o altar onde sua família adorava ídolos por gerações – e eles ficaram zangados com ele por isso (ver Juízes 6: 25-30). Mas, Gideão sabia que para ter sucesso na vida, ele não deve confiar em ninguém além de Deus.

(2) Levantar-se acima de suas falhas passadas. Você fez investimentos ruins e agora você tem medo de correr riscos? Você está acumulando como uma proteção contra o fracasso futuro? Aqui está o problema; quem não arrisca não petisca! No beisebol, os jogadores que fazem a maioria de home runs rebatem a bola mais frequentemente do que marcam pontos. Mas eles sabem que a menos que eles assumam a base e rebatam a bola, eles não podem ganhar. Um celeiro cheio de sementes não produz uma colheita. Além disso, quando o fazendeiro planta suas sementes, a seca, a geada e as pragas podem acabar com ele. No entanto, se ele não plantar, o fracasso é garantido. Você captando a idéia?

(3) Antecipar a bondade de Deus. À medida que você envelhece, você se torna mais avessos ao risco, mais inclinado a procurar um porto seguro. Isso é compreensível, mas você não pode deixar o medo controlar sua vida. Davi escreveu: “Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida” (Sl 23: 6). Quando você acredita na bondade de Deus – a bondade de Deus é o que você “certamente” obterá!

Source: The Word for You Today – SuperChannel, Orlando, FL, EUA