Entendendo com Deus Opera

” Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Lc 5:5 ARC

A Bíblia diz: “Tendo acabado de falar, [Jesus] disse a Simão: ‘Vá para onde as águas são mais profundas … e lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.  Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram. (vv. 4-11 NVI).
O verdadeiro teste de sua fé vem quando nada que você tentou fazer tem funcionado, e Deus lhe diz para fazer algo que estica a sua fé ao seu limite. Nesse ponto, você tem duas opções: entregar-se às suas dúvidas, ou dizer como Pedro: “Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou [fazê-lo] “.

Esta história nos ensina que Deus opera de três maneiras:

  1. Ele usa o comum para fazer o incomum. Em seu local de trabalho onde nada especial parecia acontecer, Jesus apareceu, os chamou e mudou as suas vidas. Então, procure por Deus em sua rotina diária, e não se surpreenda quando Ele o surpreender.
  2. Ele move você da segurança do superficial (águas rasas) para os riscos do profundo. As grandes pescas e as grandes tempestades estão ambas no mesmo mar. Se você quiser um, você tem que lutar contra o outro. Sem risco não há recompensa.
  3. Ele envolve você em uma coisa para ensinar-lhe outra. O plano de Cristo para esses homens era envolvê-los em um milagre ainda maior: pescar almas. Hoje esse é o Seu plano para você também. E começa quando você diz: “Senhor, porque és tu quem está dizendo isto, vou [fazê-lo]”.

Fonte: The Word for You Today – SuperChannel, Orlando, FL, EUA. Publicado em 18/04/2017. Ortberg, John. If you want to walk on water, you’ve got to get out of the boat (Se você quiser andar sobre as águas, você tem que sair do barco). (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2008)