Entendendo com Deus Opera

” Mas, porque és tu quem está dizen­do isto, vou lançar as redes”. Lc 5:5 ARC

A Bíblia diz: “Ten­do acaba­do de falar, [Jesus] disse a Simão: ‘Vá para onde as águas são mais pro­fun­das … e lancem as redes para a pesca”. Simão respon­deu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não peg­amos nada. Mas, porque és tu quem está dizen­do isto, vou lançar as redes”. Quan­do o fiz­er­am, pegaram tal quan­ti­dade de peix­es que as redes começaram a ras­gar-se. Então fiz­er­am sinais a seus com­pan­heiros no out­ro bar­co, para que viessem ajudá-los; e eles vier­am e encher­am ambos os bar­cos, ao pon­to de começarem a afun­dar. Quan­do Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afas­ta-te de mim, Sen­hor, porque sou um homem pecador!” Pois ele e todos os seus com­pan­heiros estavam per­plex­os com a pesca que havi­am feito, como tam­bém Tia­go e João, os fil­hos de Zebe­deu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não ten­ha medo; de ago­ra em diante você será pescador de home­ns”.  Eles então arras­taram seus bar­cos para a pra­ia, deixaram tudo e o seguiram. (vv. 4–11 NVI).
O ver­dadeiro teste de sua fé vem quan­do nada que você ten­tou faz­er tem fun­ciona­do, e Deus lhe diz para faz­er algo que esti­ca a sua fé ao seu lim­ite. Nesse pon­to, você tem duas opções: entre­gar-se às suas dúvi­das, ou diz­er como Pedro: “Mas, porque és tu quem está dizen­do isto, vou [fazê-lo] “.

Esta história nos ensi­na que Deus opera de três maneiras:

  1. Ele usa o comum para faz­er o inco­mum. Em seu local de tra­bal­ho onde nada espe­cial pare­cia acon­te­cer, Jesus apare­ceu, os chamou e mudou as suas vidas. Então, pro­cure por Deus em sua roti­na diária, e não se sur­preen­da quan­do Ele o sur­preen­der.
  2. Ele move você da segu­rança do super­fi­cial (águas rasas) para os riscos do pro­fun­do. As grandes pescas e as grandes tem­pes­tades estão ambas no mes­mo mar. Se você quis­er um, você tem que lutar con­tra o out­ro. Sem risco não há rec­om­pen­sa.
  3. Ele envolve você em uma coisa para ensi­nar-lhe out­ra. O plano de Cristo para ess­es home­ns era envolvê-los em um mila­gre ain­da maior: pescar almas. Hoje esse é o Seu plano para você tam­bém. E começa quan­do você diz: “Sen­hor, porque és tu quem está dizen­do isto, vou [fazê-lo]”.

Fonte: The Word for You Today — Super­Chan­nel, Orlan­do, FL, EUA. Pub­li­ca­do em 18/04/2017. Ort­berg, John. If you want to walk on water, you’ve got to get out of the boat (Se você quis­er andar sobre as águas, você tem que sair do bar­co). (Grand Rapids, MI: Zon­der­van, 2008)